O QUE É O MINDSET? COMO FUNCIONA?


Mindset é como a sua mentalidade está formatada, é a maneira como você vê o mundo e como você reage às coisas que acontecem na sua vida. O seu Mindset é o que te define como pessoa e também é o responsável direto pela sua vida, já que as suas decisões podem definir o que vai acontecer com você.


O Mindset começa a ser formado desde a nossa infância, isso significa que nossos pais têm uma influência gigantesca sobre a nossa formação e o restante foi construído pela escola, experiências de vida e outros mentores que encontramos ao longo da vida.


Recentemente eu escutei uma definição muito interessante e que fez muito sentido para mim, veja se faz sentido para você também: As pessoas podem ser divididas em grupos, 90% delas é inerte e faz parte da paisagem, é como se fossem uma planta, 8% das pessoas fazem parte da solução, são pessoas que ajudam outras pessoas e fazem o bem e 2% das pessoas fazem parte do problema, elas vieram para esta vida realmente para atrapalhar.


Hoje eu posso falar com certeza que eu faço parte dos 8% que fazem parte da solução,  eu já fui inerte e fiz parte da paisagem, apenas seguia a boiada e tinha o mesmo resultado que a boiada tem. Será que você faz parte da paisagem? 


Se você desaparecesse com a sua família hoje, alguém sentiria falta do que você faz ou produz?


Alguém pediria para você voltar?


Você tem recebido elogios ou agradecimentos de alguém pelas coisas que você faz ou produz?


Você ajudou de alguma forma alguém a mudar de vida (para melhor)?


Eu gostaria que você parasse de ler neste momento e refletisse sobre você! 


Talvez você se identifique como sendo parte da paisagem ou você até faça parte do problema e, quem define tudo isso é o seu Mindset. O mais importante não é descobrir de qual grupo você faz parte mas sim, o que você vai fazer a respeito.


“Minhas ideias me inspiram mas são minhas atitudes que me definem.”


A primeira coisa que você pode fazer a respeito é “aceitar”, assim que você aceita uma situação fica muito mais fácil do seu cérebro assimilar o novo, porque você vai baixar a sua guarda e se permitir reaprender o que você achava que já sabia, que é:


Quem sou eu realmente!

Outra pergunta rápida:
Qual grupo de pessoas você acha que tem mais sucesso na vida?

As que fazem parte da paisagem
As que fazem parte do problema
As que fazem parte da solução


Importante dizer que esta pergunta deve ser respondida de acordo com o que sucesso quer dizer para “você” e não para a maioria.


Independente se você parou ou não para refletir e descobriu de qual grupo você faz parte, de uma coisa eu tenho certeza, você quer ter sucesso e, quem vai definir isso é o seu Mindset, é a maneira como você pensa.


Não é fácil mudar uma mentalidade criada e cultivada a mais de 10,20,30 E 40 anos mas a partir do momento que VOCÊ decide mudar, muitas coisas maravilhosas têm aconteceram na sua vida, desde conhecer pessoas que fazem a diferença até descobrir qual é a minha real missão de vida.


Como começar? Alguns passos importantes que eu tomei e que tem funcionado para mim:


Acredite: se você não acreditar que é possível mudar, você vai se auto sabotar e não vai conseguir chegar lá;


Abandone a síndrome do coitadismo: você é responsável pela sua vida;


Pare de seguir a boiada, faça diferente e tome as suas próprias decisões;


Tenha metas claras (ainda estou trabalhando isso);


Faça apenas as coisas que vão te levar mais próximo de suas metas;


Pare de assistir TV: a TV te emburrece e te bombardeia de informações negativas e que não farão nenhuma diferença positiva na sua vida. Eu fiz isso a 4 anos e só tenho colhido bons frutos! Lembre-se: a boiada inerte está assistindo e consumindo tudo que passa na TV;
Se relacione com pessoas que fazem parte da solução, elas geralmente não falam de problemas e sim de soluções;
Leia livros de pessoas que fazem a diferença. Eu recomendaria começar por “Quem pensa enriquece” de Napoleon Hill.

Boa parte do conteúdo deste artigo foi sintetizada do podcast Mindset Avançado do Conrado Adolpho (recomendo que você ouça e já adianto que tem 3 horas de duração)